Mais de 200 milhões de pessoas no mundo sofrem com a doença arterial periférica (DAP). Pacientes sintomáticos com DAP geralmente apresentam sintomas de claudicação intermitente, caracterizados por dor ou cansaço que afetam a capacidade de caminhar, de executar atividades físicas, gerando deficiência na qualidade de vida desses pacientes.

Para avaliação da qualidade de vida desses pacientes têm-se utilizado instrumentos genéricos, como o Questionário de Qualidade de Vida da OMS (QQVOMS), porém essas ferramentas tem se mostrado insensíveis para descrever clinicamente importantes parâmetros vivenciados por pacientes com DAP.

Nesse sentido foi desenvolvido um questionário de qualidade de vida específico para pacientes com problemas de circulação, o (VascuQoL), que agora já consta com uma versão atualizada (VascuQoL-6), composta de 6 questões a cerca dos diferentes aspectos de atividades sociais, dificuldade de execução de atividades diárias causadas pela má circulação nas pernas. Esse questionário fornece uma maneira simples e rápida de avaliar a qualidade de vida dos pacientes claudicantes.

Apesar de ser uma boa ferramenta para avaliação de pacientes com DAP, o questionário não havia sido ainda traduzido e validado para a língua portuguesa, o que limitava seu uso em pacientes brasileiros.

Neste trabalho recém-finalizado e publicado no Annals of Vascular Surgery nosso grupo de pesquisa fez a tradução desse questionário, e validou em mais de 100 pacientes brasileiros com DAP claudicantes, correlacionando com o QQVOMS, com testes de capacidade funcional objetiva e subjetiva.

Desta forma, nosso grupo de pesquisa contribuiu para a validação da versão brasileira do VascuQoL-6, o qual apresentou indicadores válidos, confiáveis e adequados, o que permitirá sua utilização para avaliação da qualidade de vida de pacientes com DAP, com sintomas de claudicação intermitente no Brasil.