Trombose

A trombose é caracterizada pela coagulação do sangue no interior dos vasos (artérias e veias), principalmente as veias das pernas.

Se o coágulo é formado nas veias profundas, a doença recebe o nome de trombose venosa profunda, se ele se forma em veias mais superficiais é chamado de tromboflebite ou trombose superficial ou flebite superficial (três sinônimos da mesma doença). Se ele se forma em uma artéria é chamado de trombose arterial.

Inchaço e dor no membro associado a vermelhidão ou arroxeamento da pele.

Complicações

Um dos problemas da trombose é que o coágulo pode se desprender e migrar até o pulmão, causando uma embolia pulmonar (bloqueio da circulação pulmonar), a qual pode ser fatal.

Quem tem maior chance de desenvolver a doença?

Pessoas com idade avançada, obesas, insuficiência cardíaca, tabagistas, trombofilia e mulheres no final da gestação.

O que pode causar a trombose?

Entre as situações que podem favorecer o aparecimento da doença estão o repouso prolongado em pacientes hospitalizados e a manutenção das pernas pendentes por longos períodos. Essas situações geram uma dificuldade de retorno do sangue ao coração, fazendo com que ocorra um acúmulo de sangue nas veias das pernas.

Anticoncepcional causa trombose?

Existem fortes evidencias de que o uso de contraceptivos orais combinados (estrogênio e progesterona) aumentam os riscos da mulher apresentar trombose, e esse risco é ainda maior quando a mulher também faz uso de tabaco.

Viagens aéreas longas causam trombose?

O risco de trombose é 3 vezes maior em passageiros de voos de longa distância do que na população em geral. Fique atento aos sintomas, durante e após as viagens. Na dúvida procure um cirurgião vascular ou vá direto a um pronto socorro para fazer uma avaliação! Procure caminhar no avião, viajar com roupas leves, evite álcool, beba água e use meia elástica

Tratamento

O tratamento da trombose consiste na administração de medicamentos que impedem a formação e progressão de coágulos. O tratamento é importante pois além do perigo do desprendimento desse coágulo, novos quadros podem surgir na mesma veia ou em outra.