Varizes

Como podemos observar, a doença varicosa apesar de não ser grave, requer cuidados.

Em nossa clínica avaliamos os tipos de varizes e qual a melhor alternativa terapêutica para evitar complicações decorrentes de um tratamento inadequado, além de atuarmos na prevenção, para que elas não apareçam.

O que são Varizes?

A doença varicosa, também conhecida como varizes, é uma enfermidade que acomete as veias do nosso corpo – elas ficam inchadas, salientes e cheias de sangue. É uma doença bem comum, que afeta cerca de 20% da população e tem maior prevalência em mulheres.

Como surgem as varizes?

O transporte de nutrientes e oxigênio do nosso corpo é feito pelo coração e pelos vasos sanguíneos, o que chamamos de sistema cardiovascular. Neste sistema, o sangue oxigenado vindo dos pulmões passa pelo coração e é então bombeado para o corpo, fluindo através das artérias. Esse sangue chega aos tecidos, onde o oxigênio é absorvido e transformado em gás carbônico. O sangue agora com gás carbônico, que chamamos de sangue venoso, faz o caminho de volta até o coração, fluindo pelas veias.

Para que o sangue venoso siga seu curso até o coração, as veias possuem válvulas que permitem que ele vá das pernas para o coração. O problema está justamente quando essas válvulas não funcionam corretamente. Nessa situação, quando a pessoa está em pé parada ou sentada com os pés para baixo, o sangue começa a se acumular nas veias ao invés de ir para o coração.

Qualquer pessoa pode desenvolver varizes?

Qualquer pessoa, de qualquer sexo, em qualquer idade pode desenvolver varizes. Algumas pessoas têm mais propensão, como: gestantes, mulheres na menopausa, pessoas com idade acima de 50 anos, que ficam muito tempo em pé, com excesso de peso, sedentárias, tabagistas e com histórico de varizes na família.

Como é feito o diagnóstico?

Primeiramente o médico examina as pernas, as veias e os sintomas que o paciente está apresentando. Em seguida pode ser solicitado algum exame, como por exemplo, um ultrassom (Doppler venoso), com o qual é possível verificar como o sangue está fluindo nas veias principais e se não há nenhum coágulo de sangue bloqueando a passagem sanguínea – o que poderia estar causando o problema.

Como é feito o tratamento?

Felizmente, hoje existem tratamentos altamente eficientes. Mas é importante diagnosticar a doença cedo e iniciar logo o tratamento, que é simples e envolve mudanças nos hábitos para uma vida mais saudável e exercícios físicos. O uso de meias elásticas também é indicado. Não existem medicamentos que possam ser eficientes nesses casos. Se a mudança no estilo de vida for feita e ainda assim o paciente não apresentar melhora, ou em casos em que o paciente chega ao consultório já com as veias muito comprometidas, o tratamento indicado é o cirúrgico, para remoção das veias varicosas.

Como é a cirurgia, o pós-operatório e quais as complicações?

Quando as varizes são grandes, a cirurgia tradicional é a indicada, consistindo na retirada das veias. O tempo e a complexidade da cirurgia vão variar de acordo com número de veias e seu tamanho. No pós-operatório o paciente deve ficar em repouso por 7 a 15 dias, utilizar meias elásticas por 1 ou 2 meses e evitar exposição ao sol por alguns meses. Geralmente o paciente fica com alguns hematomas que simulam manchas mas tendem a desaparecer ao longo dos dias. Algumas complicações podem ocorrer durante e após a cirurgia: dormência ou formigamento das pernas ou pés, que normalmente desaparecem em 3 a 6 meses. São decorrentes de manipulação de nervos.

O que pode acontecer se as varizes não forem tratadas?

As varizes devem ser tratadas, não apenas pelo fato de serem antiestéticas, mas também porque podem gerar complicações que levam à necessidade de repouso absoluto e uso de anticoagulantes por períodos prolongados.

O maior problema em não se tratar as varizes é a trombose das veias varicosas, quando ocorre a formação de um coágulo na veia, impedindo a passagem do sangue. Esta situação gera muita dor e se o coágulo se desprender ele pode ser levado até as artérias do pulmão, causando uma embolia pulmonar, um quadro não frequente, porém grave.

Além disso, sem o tratamento adequado, as varizes podem evoluir e levar ao aparecimento de úlceras ou feridas nas pernas, que podem desencadear infecções graves.

Todas essas complicações são geralmente consequência da doença mal controlada, por isso a importância de procurar um médico o quanto antes para iniciar o tratamento.

Depois da cirurgia, as varizes voltam?

Ao contrário do que dizem, as varizes não voltam. Outras podem aparecer em alguns casos e sempre em menor quantidade.

É possível evitar as varizes?

Manter o peso e fazer exercícios são medidas que podem auxiliar no não aparecimento de varizes.

Varizes e vasinhos são a mesma coisa?

Os vasinhos são capilares, que ficam na camada mais superficial e se dilataram, adquirindo o aspecto de uma teia de aranha (spider veins). Eles nunca se tornam varizes.

Uma das opções de tratamento, bastante simples, consiste na injeção de substâncias irritantes para eliminá-los.

Outra alternativa, porém um pouco mais dolorosa e com resultados estéticos não tão bons é o laser, que dependendo da quantidade de vasinhos pode precisar de mais de uma sessão.